O Evangelho registra que Jesus em suas andanças "por todas as cidades e povoados" ao ver as multidões, tinha compaixão delas.
"Porque estavam aflitos e desamparados como ovelhas sem pastor" (Mateus 9:35-38) Pouco adiante, Mateus volta a registrar: Quando Jesus saiu do barco e viu tão grande multidão teve compaixão e curou os seus doentes (Mateus 14:14) Jesus também expressou verbalmente esse sentimento na multiplicação de pães e peixes: "Tenho compaixão desta multidão" Mateus 15:32
Jesus viveu em todo o seu ministério a palavra compaixão. Ele se compadecia do sofrimento alheio.
COMPAIXÃO: Significa - Capacidade de sentir o que o outro sente.
Na África os africanos vivem a palavra UBUNTU: Que nada mais é do que tratar o próximo com amor, se importar com as necessidades do outro. E a palavra Ubuntu ainda diz:
"Como posso está bem se o meu próximo não está?"
A compaixão de Jesus ia muito além do mero sentimento. Ele mudava a realidade das pessoas, como a mulher samaritana, ela foi transformada, pois descobriu a fonte de águas vivas: O próprio Deus. E ela saiu pregando-o por toda a cidade. (João 4:4).
Jesus era procurado por multidões que sofriam e desejavam ser curados. Exemplos: Paralítico de Cafarnaum; paralítico junto ao tanque de betesda; a mulher do fluxo de sangue, os dez leprosos.
(Leia os Evangelhos)
Jesus era tomado de compaixão e ele decidiu dividir conosco esse sentimento. O desejo delE é que sejamos canais de bençãos para outras pessoas que necessitam de ajuda. Que através de nós, ele (Jesus) possa ser reconhecido como o nosso Salvador.
Compaixão-Ubuntu - nada mais é do que tomar a dor do outro para si e mudar essa realidade.
"Se não pode alimentar a cem, alimente um" (Agnes Gonxha)
Nossa. muito forte
ResponderExcluirGostei muito.
ResponderExcluir