A Lista Mundial da Perseguição (anteriormente chamada Classificação da Perseguição Religiosa) traz os 50 países com maior grau de perseguição para com aqueles que seguem a Cristo. Ela é atualizada anualmente com base em pesquisas da Portas Abertas, que consideram as leis no país, a postura das autoridades, da sociedade e da família em relação a cristãos, novos convertidos e igreja.
Um questionário cobrindo esses aspectos determina a posição do país na Lista. Atualmente, cerca de 215 milhões de cristãos são perseguidos nos 50 países que compõem a Lista. Isso faz que os cristãos sejam o grupo religioso mais perseguido do mundo.
Assim, de acordo com a pontuação nessa pesquisa, a perseguição religiosa é dividida em:
Extrema: quando as leis do país são regidas de forma a tirar toda a liberdade do cristão, levando-o à prisão, tortura e morte.
Severa: as leis do país podem não ser específicas quanto ao culto aberto e à religião, mas há perseguição tanto do governo, quanto da família, sociedade e grupo ao qual o cristão pertence. A violência também está presente neste caso, mas de maneira mais esporádica e pontual.
Alta: apesar de a legislação do país permitir a prática de outras religiões, que não a oficial, grupos religiosos minoritários enfrentam perseguição, por meio de violência, abusos de autoridade, ofensas e até prisões.
Nossa que assustador. Deus tenha misericórdia
ResponderExcluir